Ponte que balança na divisa entre RS e SC começa a ser reformada

Fábio Lehmen

Ponte que balança Iraí BR-386 RS (Foto: Fábio Lehmen/RBS TV)Ponte da BR-386 em Iraí balança com a passagem de veículos pesados (Foto: Fábio Lehmen/RBS TV)
Quase cinco meses depois de constadas irregularidades, foram iniciadas nesta semana as obras de reparo da ponte sobre a BR-386 em Iraí, no Norte do Rio Grande do Sul. A estrutura, que balança mais do que o normal, liga do estado a Santa Catarina.
A ponte sobre o Rio Uruguai está parcialmente interditada desde novembro do ano passado. O trânsito está em meia pista, e caminhões bitrem seguem impedidos de fazer a travessia. Isso porque cada vez que um veículo pesado passa pelo local, uma fenda se abre nos vãos da estrutura.
Após três vistorias, engenheiros constataram falhas em um dos vãos da estrutura. Os cabos que seguram a ponte estariam comprometidos. Nesta semana, os operários contratados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) começaram a trabalhar no local.
Buracos no asfalto foram abertos para que eles possam acessar a área interna da ponte. Lá, nove cabos de aço devem ligar os dois vãos para corrigir o problema. Cada um deles com mais 50 metros. A previsão para a conclusão dos trabalhos não foi divulgada.
As obras devem tranquilizar os motoristas que utilizam a rodovia e são obrigados a fazer a travessia assustadora. “A gente sempre fica com um pouco de receio, não sabe o que pode acontecer aí”, diz o caminhoneiro Luciano Schmidt, um dos usuários do trecho.

Ponte que balança Iraí BR-386 RS (Foto: Fábio Lehmen/RBS TV)Buracos no asfato foram abertos para permitir acesso ao interior da ponte (Foto: Fábio Lehmen/RBS TV)
Fonte:G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.