Piracicaba recebe 4 médicos de Cuba para atuar na saúde básica municipal

Médicos cubanos chegam para trabalhar em Piracicaba (Foto: Justino Lucente/Prefeitura)Médicos cubanos chegam para trabalhar em
Piracicaba (Foto: Justino Lucente/Prefeitura)
Quatro médicos cubanos foram apresentados pela Prefeitura de Piracicaba (SP) nesta quinta-feira (13) como novos integrantes do quadro da saúde básica do município. O grupo foi contratado por meio do programa federal Mais Médicos e vai se dividir nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF) dos bairros Boa Esperança 1, Boa Esperança 2, Jardim Gilda e Jardim Oriente a partir da próxima quarta-feira (19), depois de passarem por um período de adaptação.
Os médicos fazem parte da terceira fase de contratações do programa federal e anteciparam as expectativas da Prefeitura. “Nós esperávamos receber médicos somente na quarta fase do programa, mas um município teria desistido de usar estes profissionais, que anteciparam a chegada em Piracicaba. Mais seis ou sete devem vir na próxima etapa e fecharemos a equipe de saúde básica”, disse o secretário municipal da Saúde, Pedro Mello.
Os médicos cubanos são Mercedes Rosário Sosa Herrera, de 42 anos; Olga Lídia Llanes Diaz, de 47 anos; Yolaysi Frometa Torres, de 35 anos; e Wilfredo Dajaroch Carbonell, de 41 anos.
Segundo a Prefeitura, os salários serão pagos pelo governo federal e a hospedagem dos médicos cubanos ficará por conta do Executivo. Na semana que vem, eles passarão por dois dias de treinamento e em seguida assumem seus postos. “É muito bom tê-los aqui, eles têm experiência com o formato de atendimento e têm uma consciência de que a profissão existe para ajudar”, disse Mello.
Fonte:G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.