Pescador captura tubarão em rede de pesca amadora em Campos, RJ

Um pescador amador capturou um tubarão cação de quase dois metros de comprimento na manhã do último domingo (16) na praia do Farol de São Tomé, em Campos dos Goytacazes, no Norte do Estado do Rio de Janeiro. O animal ficou preso em uma rede de pesca artesanal que foi montada no mar, a cerca de 200 metros da areia.
O presidente da colônia de Pescadores do Farol, Rodolfo José Ribeiro, disse que a espécie não aparece na região há muito tempo, mas que nesta época do ano é mais provável que exista a presença devido à mudança na temperatura da água. “A colônia não teve acesso ao tubarão. Tivemos a informação de que um pescador amador montou uma rede e por acaso o animal ficou preso. O pescador já teria comercializado o tubarão”, disse.
O surfista Almir Júnior fez as fotos e contou que surfa na região há 13 anos. “Todo esse tempo que frequento a praia nunca vi um tubarão. Quando cheguei, ele já estava morto”, comentou.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Campos, Zacarias Albuquerque, não há risco para os banhistas que frequentam a praia do Farol. “Não temos um histórico de ataques e os banhistas podem ficar tranquilos. 
A gente pede que os pescadores colaborem com a secretaria, informando a presença destes tipos de animais de raro contato, porque temos um projeto de taxidermização, que é um método de conservação dos corpos de animais, que recebem expressões corporais como se estivessem vivos. Desta forma, a gente pode propor exposições, aulas práticas e montar um plantel da nossa 
região”, explicou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.