Moradores constroem calçadas para impedir invasões em Ribeirão Preto

Moradores do bairro Planalto Verde, zona norte de Ribeirão Preto (SP), iniciaram neste sábado (22) um mutirão para construir calçadas em áreas públicas e evitar novas invasões. A ação acontece depois que famílias ocuparam e dividiram em lotes um terreno próximo da Avenida Rio Pardo alegando não ter dinheiro para pagar aluguel.
A Prefeitura, que ainda não conseguiu retirar os invasores, mesmo depois de mandar equipes para o bairro, afirmou que não negou apoio aos moradores e que abriu uma licitação para construir uma praça onde a população colocou calçadas.
Segundo um pintor que prefere não ser identificado, ele e outros moradores do Planalto Verde resolveram juntar dinheiro para construir, por conta própria, calçadas em outros terrenos da região ainda não invadidos. De acordo com ele, a população local se cansou de esperar providências da Prefeitura contra as ocupações irregulares e resolveu agir. “Do outro lado em que invadiram, não tivemos apoio de ninguém. Ninguém resolveu nada. Temos medo de eles invadirem aqui e ninguém tomar providência”, afirmou.
Antes do mutirão, a população do Planalto Verde chegou a se rebelar contra as invasões, bloqueando ruas próximas ao local onde as famílias montaram suas construções improvisadas. No dia 13, os invasores chegaram a hostilizar representantes da Prefeitura que foram retirar os materiais utilizados para erguer as moradias e permanecem no local desde então. 
Segundo o promotor de Habitação e Urbanismo, Antônio Alberto Machado, que aguarda da Prefeitura detalhes sobre uma denúncia apresentada por moradores, as ocupações acontecem em consequência da migração desordenada de moradores da zona rural para as áreas urbanas, do déficit habitacional e da falta de políticas públicas que contemplem a habitação popular.
Prefeitura
O secretário municipal da Casa Civil Layr Luchesi Jr negou que a Prefeitura não tenha dado apoio aos moradores no mutirão e informou que já está em processo de licitação a abertura de uma praça em um dos terrenos vazios onde os populares construíram calçadas.
Sobre a área já invadida irregularmente pelas famílias, Luchesi Jr afirmou que o município entrou com pedido de reintegração de posse e aguarda decisão da Justiça.
Moradores iniciaram mutirão para construir calçadas e impedir novas invasões em Ribeirão Preto (Foto: Maurício Glauco/EPTV)Moradores iniciaram mutirão para construir calçadas e impedir novas invasões em Ribeirão Preto (Foto: Maurício Glauco/EPTV)
 Fonte:G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.