Mais de 7 mil meninas devem receber vacina contra HPV em Ponta Grossa

A campanha de vacinação é contra o Papiloma Vírus Humanas (HPV), grupo de vírus que pode provocar o câncer de colo do útero (Foto: Walquerley Ribeiro/Prefeitura Palmas)Vacinas começam a ser aplicadas na terça (11)
(Foto: Walquerley Ribeiro/Prefeitura Palmas)
Mais de sete mil meninas entre 11 e 13 anos devem ser vacinadas contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV) até abril em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, segundo a prefeitura. O número estabelecido – 7.120 – representa 80% do público-alvo. A campanha começa na segunda-feira (10) na cidade, e em todo o país. Para fazer a imunização, é necessário apresentar a carteira de vacinação.
O HPV é responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo o mundo. A doença é a terceira principal causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil.
A imunização é feita em três doses. A primeira vacina deve ser tomada entre março e abril. A segunda, em setembro, e a terceira, depois de cinco anos da aplicação inicial. Ponta Grossa recebeu um lote de 2.900 doses da vacina contra HPV para o início da campanha. Outras remessas vêm em seguida, de acordo com informações da prefeitura.
Na segunda-feira, os profissionais que aplicarão a vacina na cidade vão receber instruções conforme as normas do Ministério da Saúde. As doses das vacinas foram distribuídas na sexta-feira (7) para as unidades de saúde responsáveis pelas imunizações.
Aplicação começa na terça (11)
As vacinas começam a ser aplicadas apenas na terça-feira (11) nas unidades de saúde de Ponta Grossa, com exceções da Egon Roskamp, no bairro Santa Paula, da Clyceu Carlos de Macedo, no bairro Santa Terezinha, da Javier Cejas Arzabe, na Vila Real, da José Carlos Araújo, no bairro Cará-Cará, da Louis Atanásio Charles Büron, no bairro Periquitos, e da Nilton Luiz Castro, no Parque Tarobá. Os locais passam por reforma no momento. Nas unidades Carlos Dezaunet Neto, no Parque Shangrilá, a vacina será dada somente às terças-feiras.
Fonte:G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.