Falta de luz em pista de caminhada causa indignação em Rio Preto

Quem gosta de caminhar ou pedalar enfrenta uma série de dificuldades em São José do Rio Preto (SP). Além de poucos espaços públicos, ainda falta manutenção nos locais adequados, como a pista da Avenida Philadelpho Gouveia Neto, que está sem iluminação. Muitos trechos estão no escuro e o mato alto toma conta.
A pista, que margeia o rio Preto, tem quase cinco quilômetros. Para quem mora em Rio Preto, a pista é o lugar ideal para se exercitar. “Nesta avenida temos uma pista muito boa, apropriada para caminhar, para ciclismo e nem todos têm este privilégio que temos aqui”, afirma o motorista João Carlos Peres.
Mas, nos últimos tempos, a falta de manutenção por parte da prefeitura tem prejudicado o espaço. São vários postes com lâmpadas apagadas. Sem iluminação, muitas pessoas estão com medo. Para quem gostar da pedalar, o farol se torna um acessório essencial. “Ficou complicado pedalar por aqui, de dois a três meses complicou ainda mais, ficou sem luz e aí tive de comprar um farol para continuar pedalando”, diz.
Em alguns pontos, a situação é ainda mais crítica, com pontos totalmente no escuro. Em um dos trechos, de pelo menos 400 metros, a escuridão impressiona. Para piorar, no local não existe nenhum tipo de segurança. “É raro ver a Guarda Municipal passando por aqui, fico impressionado com a situação, não é possível ninguém ver a situação que se encontra a avenida”, diz João Carlos.
Mas esse não é o único problema. Em vários pontos, o mato alto já invade a pista. O autônomo Luiz Teodoro Jota afirma que a situação traz riscos para os usuários. “Na beira do rio, com mato alto, é mais fácil ter cobra, bicho peçonhento, o que torna um perigo maior”, afirma o autônomo Luiz Teodoro Jota.
A Secretaria de Obras da prefeitura de Rio Preto informou que a iluminação na avenida, mais precisamente no parque do rio Preto, é de responsabilidade da empresa que executou a obra, a Constroeste. Ela foi notificada pela prefeitura para que providencie a troca das lâmpadas queimadas.
A Constroeste informou que foi detectada uma falha nos reatores e que eles devem ser substituídos. Até o momento metade das lâmpadas foram trocadas e que até a semana que vem, o segundo lote chega e serviço deve ser finalizado. Sobre o problema de mato alto, a secretaria disse que uma equipe deve fazer a limpeza do local nos próximos dias.
Moradores fazem caminhada no escuro em Rio Preto (Foto: Reprodução/TV TEM)Moradores fazem caminhada no escuro em Rio Preto (Foto: Reprodução/TV TEM)
Fonte:G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.