Do Cantinho da Shadow:BBB14 – Carta Aberta ao Diego


Carta Aberta ao Diego

São Paulo, 19 de março de 2014

Caro Diego,

Não sei se irá ler esta carta, quiçá algum amigo teu, daqueles que fizeram até um Facebook pra torcer por você e falar um pouco de uma pessoa tão especial e querida.
Não vi a tua eliminação. Cansei do BBB e de ver as pessoas que estão ali puxar o tapete umas das outras, e ainda por cima, tentar convencer quem está do lado de cá, de que aquele que levou o tombo fez por merecer. Já encontrei pessoas desleais no meu caminho, mas confesso que agindo em grupo e com a conivência do Diretor do programa e Pedro Bial, é a primeira vez, e assustador.
Por essa razão, não se sinta chateado por ter saído, agradeça!
Quando o Votalhada me pediu recentemente para ver a possibilidade de escrever após cada eliminação, sobre cada participante, recusei. À exceção do Cássio, aqueles que restaram na casa não valem o meu tempo, nem o meu ibope. Aliás, já se sabe quem serão os finalistas, se você não sabe, antecipo: 
Vanessa, por conta de uma torcida que foi plantada para votar e arregimentar pessoas para uma causa, sem causa – não passa de uma loba em pele de ovelhinha; Marcelo, mais que poupado pela direção, em especial, quanto à agressividade e possessividade desmedidas que tem demonstrado desde sempre, do episódio com o Júnior ao último com o Cássio – aliás, para os desavisados de plantão, ele não é o príncipe, é o sapo; Tatiele, não bastasse o apoio descarado do Bial à moçoila, ela é a inveja e o veneno destilado em forma de pessoa e o pior: a típica mulher de malandro – perseguiu a Letícia, por sentir-se ofuscada com sua beleza (de fato a menina é linda) e desde sempre a Fran (a meu ver, a mais bonita desta edição por conta de seus traços exóticos), apenas e unicamente, por não aceitar você ter ficado com ela; é a bruxa má que todos os dias pergunta ao espelho: “Espelho espelho meu, há alguém mais linda no mundo do que eu?”. Ai se o espelho responde que não!!! E ao que parece, os espelhos da casa, de fato, falam. Não sei se falavam com você, dizem por aí que eles falam apenas com alguns. Mistérioooo!!!! A meu ver Tatiele Polyana, a mesma que com sua fofocagem ao Marcelo, causou a degradante e bestial discussão entre ele e o Cássio, revelou toda a sua mediocridade ao apoiar as atitudes do psico em detrimento da Angela. Como é que uma mulher do século XXI pode aceitar que um homem jogue água na cara de outra mulher (aliás, ele deve gostar de jogar água em mulher, também fez isso com a Aline, lembra?) e a fique encoxando e alisando quando esta está deitada, bêbada e ausente? Você entende? Eu não! Mulher de malandro, só pode! Estou a me perguntar até agora: onde estão os valores de Tatiele e de todos que perderam a oportunidade de eliminar o Marcelo? 
Cássio, que apesar de brincalhão e ser visto por todos como o “bobo da Corte”, já disse umas boas verdades e tentou tirar algumas máscaras, ameaça deixar o programa. Sabe, Diego, torço para que ele o faça. As pessoas que estão lá e o programa não merecem um sujeito com valores sólidos e éticos, como ele já demonstrou ter. Cortou-me o coração saber que a Angela, a pessoa com a qual ele se preocupou e tentou cuidar, foi incapaz de agradecer seu gesto de generosidade e coragem, justo ele, que ao vê-la totalmente vulnerável diante do Marcelo, apenas tentou tirá-la daquela situação constrangedora e vexatória com a ajuda “dazamigas”. Você foi o único, que – sem medo e por seu caráter – o apoiou, quando o grupo em massa, distorcendo deliberadamente os valores e os fatos, voltou-se contra ele. Admirei mais uma vez você por isso. Repito: espero que de fato, ele deixe o programa, ou, que Da. Susi invada aquele antro e retire seu filho de lá. Se tiver possibilidade, diga isso a ela.
Quanto a você, confesso que no início te achei marrento, grosseirão e casca grossa, rsss… Sorry! Aliás, nenhum dos seus colegas de confinamento foi capaz de despertar minha simpatia. Mas, a cada dia, você foi me ganhando. Eu ficava me perguntando: Como um sujeito aparentemente rude e tosco é capaz de ser esse cozinheiro de mão cheia, transformando a restrita comida da Sibéria, em verdadeiros banquetes? Como o namorado agitado e briguento é capaz de aconselhar e acalmar a sua “megera domada”? É…. comecei a prestar atenção em você…. aliás, sem a menor sombra de dúvida, você e a Fran, formaram o único casal parceiro e verdadeiro desta edição; uma delícia de se ver e acompanhar. Não creio que esse romance continue aqui fora, mas com certeza, vocês terão uma amizade especial daqui pra frente, o que não deixa de ser um ganho. Mas… o ponto alto, meu caro, foi quando você reconheceu ter sido usuário de drogas, se tratado e hoje ter uma vida que muitos gostariam de ter, mas não conseguem, o vício não deixa. Num programa onde tudo pode se voltar contra o participante, achei corajoso da tua parte, um gesto generoso até com quem padece do mesmo problema. Naquele instante, você estava dando um testemunho de superação e de esperança para muitos, acredite. Não deve ter sido fácil inscrever-se para ficar confinado num ambiente estressante, exposto a toda sorte de avaliação e críticas. Só posso dizer: Você é o cara! Hoje a Da. Márcia deve ter muito orgulho de você.
Pena, que tenha sido dado tão pouco valor à sinceridade, forma franca e verdadeira com que você se mostrou. Penso que estamos desaprendendo a valorar isso. O que vale são as máscaras, a falsidade e a mentira.
Li por aí que o discurso da tua eliminação do Pedro Bial foi contundente. A meu ver, não passa de mera encenação do apresentador para ainda manter cativos àqueles que torceram por você. Esse discurso chegou tarde. Ele e a camarilha estão, desde a primeira semana, conduzindo os rumos do que já foi uma atração interessante, favorecendo a uns e prejudicando a outros. Se quisesse ser justo, não deveria, nunca, jamais, tê-lo exposto, ao vivo e à queima-roupa, ao questioná-lo sobre a adoção de crianças por casais gays. Fez isso para induzir e instrumentalizar seus “preferidos”, que entendendo o recado, ficaram ruminando o assunto à exaustão e à espera do momento oportuno para votar em você. Só não vê quem é cego ou tem memória curta. Eu entendi o que você quis dizer. Não houve nada de preconceituoso ou homofóbico nisso. De fato, numa sociedade que ainda vive de aparências (vide teus colegas de confinamento) onde tudo que foge ao padrão é visto com o olhar enviesado, deve haver uma preocupação com essas crianças que vem de lares diferentes sim, às vezes até com a ajuda psicológica e da própria escola. Onde está a homofobia aqui, eu não sei. Teu erro, meu caro, talvez tenha sido ser franco demais, transparente demais, fiel aos amigos demais, gente como a gente demais. As pessoas não toleram participantes reais, que são de verdade, preferem acreditar em personagens de contos de fadas. Fato!
Ah, não pense que te acho perfeito não, portanto, se estiver lendo isto, não esboce aquele sorriso no canto da boca de quem se acha, viu! Ok, também sou um poço de imperfeições, mas ao menos não fumo. Kkkkk…. Entendeu meu recadinho? O próximo desafio que eu gostaria que você topasse, é deixar o cigarro. Bom, mas quem sou eu pra dizer isso, não é mesmo? É como dizem, se conselho fosse bom a gente não dava, vendia.
Vou ficando por aqui, o dever me chama. Desejo a você o melhor que a gente pode desejar a um amigo. Volte para a Publicidade, muita gente da Agência onde você trabalha te gosta, não os conheço, mas pude sentir. Eles devem ter tentado que você permanecesse na casa, mas é muito difícil quando do lado de cá há verdadeiros mutirões e “grupos profissionais” empenhados e comprados para fazer deste ou daquele participante o campeão.
Tenha apenas a certeza de que com a tua saída, quem perdeu foi o BBB. Não sou a Tatiele, mas vou te contar uma fofoca quentinha, que fique só entre nós, ok? O programa tem dado um tiro no pé atrás do outro, por isso não está conseguindo ficar em pé. Pra jogar a última pá de cal, a Globo conseguiu uma liminar contra os portais UOL e Terra, que veiculavam matérias sobre o BBB comentando os principais acontecimentos do dia até com blogs especializados e debates sobre o reality. Não entendeu. Eu explico: a atração (se é que hoje podemos chamar assim) está perdendo audiência dia a dia, está secando mais rápido que a represa de Guarapiranga aqui em São Paulo. Então o que a Globo fez? Partiu para o racionamento, restringindo e coibindo a veiculação de matérias sobre o BBB em outros portais, ao menos, para tentar aumentar o número de acessos em seu Portal. É… para atitudes tão desesperadas, a coisa deve estar mesmo feia lá pros lados do PROJAC. Não vou comentar o teor da liminar, porque decisão judicial a gente não questiona, aceita. Mas o principal argumento é o de violação ao direito autoral e de propriedade intelectual. Depois de quatorze edições foram perceber isso!!! Ahahahaha… me poupe!!! Além do mais, esses portais não copiam nada, eles criam seu próprio material com comentaristas especializados que acompanham o reality 24 horas, alguns até com ex BBBs, e apenas cobrem os acontecimentos com vídeos e fotos ilustrativas, que estão na internet e no youtube, diga-se, sem os comentários tendenciosos dos estagiários do Portal Globo. Pra mim isso tem outro nome: CENSURA! Como fica a liberdade de expressão, não sei. Você deve estar pensando com todo seu sarcasmo: o Votalhada e blogs especializados no BBB que se cuidem!!! Pois é, Diego, também pensei nisso… Tiro no pé! Afinal quando a audiência está fraca ou se quer a divulgação de um produto – chega-se a fazer novena até por conta disso – o que se quer mesmo é um maior número de pessoas falando, comentando, que o produto caia na boca do povo para não cair no esquecimento, você que é da área sabe disso. Agora imagine a felicidade dos patrocinadores, quando se falava da prova do líder e do carro que fulano ganhou; eles tinham de forma indireta – e de graça – a sua marca divulgada por esses portais. É…, você deve estar rindo com aquele ar deboche, né? Pode rir eu também não parei de rir até agora. 
Enfim… era isso.
Fique bem, aproveite este momento de fama instantânea, e não abandone a Publicidade, a carreira que você escolheu. Criatividade, sarcasmo e bom humor não te faltam, ingredientes indispensáveis na área.

Abraço meu,

Shadow
cantinhodashadow.blogspot.com.br
@ Shadowtweetando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.