Conselho de Segurança condena testes de mísseis da Coreia do Norte

O Conselho de Segurança das Nações Unidas condenou nesta quinta-feira (27) o recente lançamento de mísseis balísticos por parte da Coreia do Norte, e acertou consultas para definir rapidamente a resposta apropriada, informou seu presidente.
“Os membros do Conselho de Segurança condenam este lançamento como uma violação das resoluções” do órgão, disse à imprensa a embaixadora de Luxemburgo, Sylvie Lucas, após uma hora de debates a portas fechadas.
A condenação não constituiu uma declaração formal dos 15 membros do Conselho, mas Lucas disse que os embaixadores lhe pediram para ler o texto, aprovado por todos.
“Os membros do Conselho de Segurança acertaram realizar consultas sobre uma resposta apropriada”, que “será dada rapidamente”.
O debate, que incluiu um relatório do vice-secretário-geral da ONU para assuntos políticos, Jeffrey Feltman, foi solicitado pelos Estados Unidos, segundo fontes diplomáticas.
Na quarta-feira, a Coreia do Norte lançou dois mísseis balísticos sobre o Mar do Japão, em mais um teste de armas para protestar contra manobras conjuntas das forças de Estados Unidos e Coreia do Sul.
Os mísseis percorreram 650 km sobre o mar, segundo um porta-voz do ministério sul-coreano da Defesa.
Ao que parece, os mísseis são variantes do modelo Nodong, considerados de médio alcance, entre 1.000 e 1.500 quilômetros.
Os Estados Unidos afirmaram que o lançamento dos mísseis no Mar do Japão representa uma ‘perturbadora e provocativa escalada’.
O Conselho de Segurança das Nações Unidas havia proibido a Coreia do Norte de realizar qualquer tipo de lançamento de mísseis balísticos.
Fonte:AFP e G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.