Confira receita de cupcake de piracucu com banana

A comerciante Socorro Cunha tem 25 anos de experiência como professora do ensino fundamental. Mas hoje os livros são apenas recordações do passado. Outro amor, tão grande quanto, falou mais alto: a culinária.
Entre abandonar a vida acadêmica e abrir uma loja, o processo levou cerca de oito meses de muito planejamento e pesquisa. E se a força de vontade de uma mulher já é suficiente para alcançar os objetivos, a de três juntas é ainda maior. Por isso, para socorro, a ajuda das irmãs Patrícia e Telma foi fundamental para que esse sonho se realizasse muito mais depressa.
Telma não mora em Belém, mas já está tomando gosto pelo negócio e tem planos de ficar mais próxima das irmãs. Já patrícia não pensou duas vezes: assim que recebeu o convite, largou o emprego como confeiteira. O time de mulheres para coordenar o empreendimento, deixa tudo sempre mais fácil.
Com criatividade, as irmãs mostram uma receita que é a novidade da loja:  cupcake de pirarucu com banana.
A inspiração veio de um prato já conhecido: o pirarucu de casaca. Para quem não sabe o peixe – comum na região amazônica – é um dos maiores de água doce e pode atingir três metros e pesar 200 quilos. A fartura e o sabor transformou este no prato favorito de socorro.
Anote a receita para fazer oito unidades do cupcake:
Ingredientes:
Massa
– 2 xícaras de chá de farinha de trigo
– 1 xícara de chá de leite morno
– 2 ovos
– uma pitada de sal
– 2 colheres de óleo de cozinha
– 3 colheres de açúcar
– 1 colher de fermento para pão
Recheio
– 1 cebola média picada
– 3 dentes de alho amassado
– 1 colher de sopa de cheiro verde picado (ou a gosto)
– 2 colheres de requeijão culinário (que vem na bisnaga encontrada em supermercados)
– 2 colheres de azeite de oliva
– 200 gramas de pirarucu seco, salgado e em pedaços
– 300 gramas de creme de leite (que corresponde a uma caixa e meia)
Decoração
– 1 banana verde
– 1 banana amarela grande
– caramelo caseiro
Modo de preparo
Para fazer a massa, coloque no liquidificador: o leite, o açúcar, o sal, o fermento, os ovos, o óleo e bata por alguns segundos. Coloque a mistura em uma vasilha. Com a ajuda de uma escumadeira, vá acrescentando aos poucos o trigo.
A mistura é colocada em forminhas de papel – que você compra em lojas especializadas. Encha só até a metade. Reserve até a massa dobrar de tamanho. Enquanto isso, vamos ao recheio. Coloque uma panela no fogo e dicione: azeite, cebola e alho. Não precisa dourar.
Depois, vem o pirarucu. Cozinhe por cinco minutos. Acrescente o requeijão culinário.
O creme de leite e o cheiro verde vem logo em seguida. Mais cinco minutos e o ponto é este: com o recheio soltando do fundo da panela. Agora, vamos preparar a decoração. Corte a banana amarela em rodelas. Em uma frigideira, passe o caramelo.
Coloque no papel manteiga para esfriar. Como a massa já dobrou de tamanho, é só colocar no forno pré-aquecido a 180 graus. Para saber o ponto ideal, socorro dá duas dicas.
Para montar, faça um furo no centro do cupcake com uma faca. Coloque o recheio até cobrir toda a massa. As bananas vão no topo e ao lado para dar aquele charme. Um ramo de cheiro-verde e a banana palha – feita com a banana verde – dão o toque final. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.