Caminho Religioso da Estrada Real ganha placas em São João del Rei

Placas de sinalização do Caminho Religioso da Estrada Real em São João del Rei (Foto: Reprodução/TV Integração)Placas de sinalização no Caminho Religioso da
Estrada Real  (Foto: Reprodução/TV Integração)
O processo de implantação do Caminho Religioso da Estrada Real (Crer) deve ser inaugurado na Semana Santa e as placas de sinalização ao longo do trajeto já estão quase todas colocadas. No trecho que passa por São João del Rei, no Campo das Vertentes, o Crer busca facilitar o deslocamento de turistas. Além da parte urbana, o município tem na área rural trilhas que levam aonde nasceu, em 1810, a religiosa Francisca de Paula Jesus, conhecida como Nhá Chica. Ela dedicou parte da vida à caridade e foi beatificada pelo Vaticano no final de 2013.
Além do local do nascimento, o espaço das ruínas da igreja onde a beata foi batizada também faz parte do projeto turístico. A iniciativa tem o objetivo de atrair turistas e valorizar a religiosidade mineira e São João del Rei também entra no circuito com riquezas como as igrejas do centro histórico. “A religiosidade é bastante marcante na cultura de Minas Gerais e isso faz com que esse trecho do Caminho Religioso se torne cada vez mais importante. Assim, o turista fica mais tempo na nossa região”, explicou o gestor turístico dos Inconfidentes, Marcus Vinícius Januário.
Em janeiro de 2013 um trabalho deu início à restauração dos marcos da Estrada Real que sofreram desgaste pelo tempo, acidentes e vandalismo. A proposta do Crer é instalar, até meados deste ano, 22 quiosques e 38 locais para guardar bicicletas, reparar uma ponte, construir três passarelas e distribuir 64 placas informativas e 1.771 totens indicativos, segundo dados da Secretaria de Estado do Turismo e Esportes. “Fala-se muito da religiosidade, então que se conheça os pontos onde ela está mais viva”, concluiu a guia de turismo Wania Mara Machado.
Fonte:G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.