Ato em homenagem a ciclistas mortas reúne cerca de 1 mil em Porto Alegre

Josmar Leite

Bicicleta branca foi pendurada em homenagem a Patrícia (Foto: Josmar Leite/RBS TV)Bicicleta branca foi pendurada em homenagem a Patrícia (Foto: Josmar Leite/RBS TV)
Cerca de 1 mil ciclistas realizam na noite desta sexta-feira (28) uma homenagem a duas jovens mortas após serem atropeladas por ônibus quando andavam de bicicleta em Porto Alegre, conforme estimativa da Brigada Militar. O ato é parte da Massa Crítica, passeio ciclístico realizado na última sexta-feira de cada mês na capital gaúcha.
Os dois acidentes ocorreram na quinta-feira (20) da semana passada, em pontos distintos da cidade. Pela manhã, Patrícia Figueiredo, de 22 anos, foi atropelada sobre uma faixa de segurança na Avenida Erico Verissimo. No fim da tarde, Daíse Duarte Lopes, de 19 anos, foi atingida na Estrada Martim Félix Berta, na Zona Leste da cidade.
Mensagens religiosas foram destinadas a Patrícia (Foto: Josmar Leite/RBS TV)Mensagens religiosas foram destinadas a Patrícia
(Foto: Josmar Leite/RBS TV)
O grupo se concentrou no Largo Zumbi dos Palmares, no bairro Cidade Baixa. Por volta das 20h, os ciclistas se dirigiram até o cruzamento entre a Erico Verissimo e a Avenida Getúlio Vargas, onde Patrícia foi atingida. Lá, penduraram uma bicicleta pintada de branco, conhecida entre ativistas como “ghost bike”, em uma placa de sinalização para homenagear a vítima.
No local também foram deixados um crucifixo branco, flores, uma placa com o nome e a data da morte da jovem e uma faixa com uma mensagem religiosa. O grupo gritou o nome da jovem e rezou o Pai Nosso. Durante o ato, o corredor de ônibus foi bloqueado por cerca de 20 minutos.
Após a homenagem, os ciclistas se dirigiram ao Paço Municipal. De lá, se reuniram para planejar o itinerário e decidiram ir ao bairro Rubem Berta, onde Daíse foi atropelada. Alguns ciclistas alertaram o grupo que o trajeto seria longo, e sugeriram que quem não estivesse acostumado a pedalar em longas distâncias deixasse o ato em meio ao trajeto.

Ciclistas foram até a frente da antiga sede da prefeitura (Foto: Josmar Leite/RBS TV)Ciclistas foram até a frente da antiga sede da prefeitura (Foto: Josmar Leite/RBS TV)
Fonte:G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.