Fofocas - Antigo satélite soviético desintegrou-se e caiu no Pacífico


Um satélite antigo da União Soviética saiu da sua órbita, desintegrou-se na atmosfera e os seus destroços caíram no oceano Pacífico, como previsto pelas autoridades de Defesa russas, afirmou hoje, sábado, um porta-vpz do Kremlin citado pela agência RIA Novosti.

“De acordo com o Centro de Monitorização Espacial, os fragmentos saíram de órbita às 14:52 [hora de Moscovo, 11:52 em Lisboa] de 8 de novembro de 2014, sobre o oceano Pacífico”, anunciou o coronel Alexei Zolotukhin, porta-voz das Forças de Defesa Aeroespaciais.

Era previsto que o engenho, identificado como Kosmos-1441, caísse na Terra no início deste novembro, juntamente com outro satélite soviético obsoleto. Este no entanto saiu de rota e caiu no mar das Caraíbas no dia 29 de outubro.

O Kosmos-1441 foi colocado em órbita em fevereiro de 1983 e deixou de operar no ano seguinte. Em 2009, outro satélite inativo da série Kosmos colidiu com um satélite de comunicações norte-americano Iridium, naquele que foi o primeiro impacto a alta velocidade no espaço entre dois objetos feitos pelo Homem, escreve a RIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


*