Alto Tietê tem 106 estudantes estrangeiros em escolas estaduais

Um levantamento da Secretaria de Educação do Estado mostrou que as escolas do Alto Tietê reúnem 106 estrangeiros de 11 nacionalidades diferentes. A maioria na região veio do Japão.
O estudo aponta ainda que as escolas estaduais possuem alunos de 29 países que vão disputar a Copa do Mundo. Ao todo, 32 nacionalidades participam do campeonato. Em todo o Estado há 4 milhões de alunos brasileiros e 2 mil de outros países.
Entre as nações presentes na escolas do Alto Tietê, há 82 japoneses, 5 espanhóis, 4 portugueses com e 3 argentinos. O livro em espanhol é a única recordação que Tomás Marques tem de Buenos Aires, onde nasceu. O adolescente de 13 anos mora e estuda em Mogi das Cruzes. Ele diz que se ele pudesse escolher seria brasileiro. “Na Argentina eu ia para escola e depois para natação. Aqui no Brasil posso sair com meu amigos, descer para a rua.”
Além do adolescente, Lucélia Marques da Silva, é mãe de gêmeas, também nascidas na Argentina. A empresária conta que no começo a adaptação dos filhos foi bem difícil. “O idioma foi o mais complicado. Eles misturavam o espanhol e o português e muita gente achava fofo ou ficava brincando. Então, meus filhos tinham um pouco de vergonha, mas hoje eles já superaram.”
Na aula de educação física das meninas de 10 anos, o esporte escolhido é o futebol. Melanie Accattali gosta tanto da modalidade que diz que durante a Copa vai ficar com o coração dividido. “Minha mãe diz para eu torcer para os dois países.”
Já a irmã, Agustina Accattali, tem uma opinião diferente. Tanto que diz gostar de um jogador argentino famoso, o Lionel Messi. “Ele joga muito bem, por isso gosto dele.”
A diretora da escola onde as meninas argentinas estudam, Rosemaire Souto, diz que quando um aluno vem de outro país, ele geralmente têm alguma dificuldade, principalmente por causa da cultura. “Aos pouco as professoras foram aproximando a didática daqui com a do outro país”, diz.
Fonte:G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.